25 de janeiro de 2016

Livros que indico: Casados e felizes - Hernandes Dias Lopes

Olá pessoal tudo bem? Gente faz tempo que eu trouxe sugestões de leitura para vocês, na verdade, quando o assunto é leitura ando em falta comigo mesma, espero reverter essa situação. Eu falei para vocês que estava lendo o livro Casados e felizes de Hernandes Dias Lopes, inclusive já postei um lindo poema que tem nele, para ver clica aqui. Hoje eu vou falar um pouco mais sobre esse livro tão maravilhoso.


Autor: Hernandes Dias Lopes
Páginas: 152
Editora: Hagnos

Sinopse:

Em casados e felizes o autor compara o casamento com uma mala velha, pesada e sem alça. A figura parece estranha e negativa, mas é sugestiva. Quando nos casamos, levamos para casa uma mala com nosso enxoval.
Nesse enxoval, levamos não apenas roupas e material de cama, mesa e banho mas também nossos hábitos, manias, cultura, idiossincrasias, vícios e deformidades. Quando desfazemos essas malas e ajuntamos nossas tralhas, algumas coisas ficam sobrando, e essas coisas incomodam e muito.
Deveríamos ser mais sensíveis ao nosso cônjuge e menos apegados a essas relíquias e antiguidades que transportamos nessa mala velha e sem alça.
Todo casamento é um campo a ser cultivado. Todo casamento precisa de investimento e renúncia. Não há casamento perfeito nem casamento ideal. Não existe essa ideia de duas pessoas completamente compatíveis. Um casamento feliz é construído com inteligência, 
dedicação e esforço.


Resenha

O livro Casados e felizes trás ensinamentos maravilhosos sobre relacionamento com o esposo e com Deus para o desenvolvimento saudável e feliz do casamento e da família. O autor compara o casamento com uma mala velha cheia de coisas antigas que não fazem bem ao relacionamento ao mesmo tempo nos desperta para a sensibilidade, carinho, amizade e companheirismo que devemos ter pelo nosso cônjuge.

Hernandes Dias Lopes nos faz enxergar a visão de Deus sobre casamento e o quanto isso tem sido deixado para trás em um mundo caído onde cada vez mais as pessoas buscam viver suas vidas sem limites e sem princípios morais para o que é certo e o que é errado. Enquanto isso a família que é à base da igreja e da sociedade passa por uma transformação desordenada, e o que antes era anormal hoje é aceito com muita facilidade.

O autor retrata a importância da comunicação no casamento, o que Deus ensina para que haja felicidade no casamento, as virtudes da mulher que edifica um casamento feliz e fala abertamente sobre sexo e sua importância no casamento. Além disso, ele fala sobre as consequências do divórcio e como os cristãos devem agir diante dessa situação, e retrata a importância do verdadeiro perdão.

Minha opinião

Esse livro é nota 10. Já li outros livros sobre casamento,  mas além do livro Amor e respeito de Emerson Eggerich, nenhum outro havia atendido as minhas expectativas como este. Ou seja, os livros que li sobre relacionamento eram muito limitados há alguns assuntos e tratava mais sobre a vida dos autores, contavam  experiências pessoais e o caminho que eles tomaram para não chegarem ao divórcio e viverem felizes.

Isso sempre me fazia pensar: por que sempre autores de livros sobre relacionamentos a princípio tiveram um casamento infeliz? É necessário passar por tudo isso para poder ensinar? Eu sei, as experiências produzem bons frutos, mas isso me despertava para o desejo de ler algum livro onde o autor fosse casado a longos anos e feliz, eu sei todo mundo passa por dificuldades e isso pode acontecer em qualquer casamento. Mas eu sempre acreditei que era possível passar pelas adversidades e ser feliz, eu acredito que existem pessoas que têm longos anos de casados e nunca pensaram em se separar e sempre foram felizes mesmo com os problemas da vida.

Embora eu viva um casamento feliz, ficava curiosa para saber qual era a receita para não passar por essas crises a ponto de pensar em divórcio, e como manter por tanto tempo a alegria no casamento, por que até então, os livros que eu lia os autores viveram longos anos na via dolorosa do casamento, depois viveram a ressurreição e começaram ser feliz, isso não me agradava tanto!

Daí, eu compro este livro onde o autor é casado há mais de vinte anos, vive um casamento que desde o princípio foi alicerçado em Deus, edificado pela palavra e pela oração. Um livro que não fala sobre a vida do autor, mas que tem ensinamentos respaldados na palavra de Deus. Que ensina cuidar do casamento, em todos os detalhes, que mostra para a mulher o quanto ela é amada por Deus, e como ela é importante. 

E sabe todos os meus questionamentos sobre como manter um casamento feliz? Foram respondidos na medida em que eu lia cada página.  Outra coisa que me chamou atenção é como ele fala abertamente sobre sexo, e o quanto à pornografia tem invadido casamento de pessoas cristãs e lhes conduzidos para um abismo que parece não ter fim e como fugir destes males.

Um do ensinamento mais importante deste livro e que certamente muitas pessoas não sabem é: o que o divórcio representa para Deus? Situações que levam ao divórcio. E o que devemos fazer diante de uma situação tão difícil como esta. O caminho do perdão sem dúvidas é o melhor, mas como perdoar quando se tem uma alma tão machucada, com feridas incapazes de serem cicatrizadas? A resposta a essa e outas perguntas você encontra nesse livro, sempre com respaldo bíblico.

Eu sugiro este livro para recém-casados, pessoas casadas e felizes, casais que já não sentem vontade de continuarem juntos, pessoas que se separam, para todos que vivem ou desejam viver um casamento edificado pela palavra.

Citações

A caminhada conjugal não é uma estrada reta rumo à felicidade, mas um caminho cheio de curvas e precipícios. A caminhada conjugal é uma aventura diária em que não pode faltar investimento e a renúncia.

Sem o cimento do amor, sem a doçura da comunicação e sem a constância da comunhão com Deus, o casamento não consegue suportar os inimigos que vêm de fora nem as pressões que surgem de dentro.

Mulher, cuide de sua aparência! Isso é importante para sua autoimagem e para seu marido.

A maior necessidade da família não é de mais dinheiro, mas da presença de Jesus. A maior necessidade de um casal não é morar numa casa mais bonita, ter um carro mais novo ou mesmo um emprego mais seguro, mas convidar Jesus para estar presente em sua casa.


Compre este livro aqui, aqui.



2 comentários:

  1. Oi amada, lindo seu blog parabéns...que Deus abençoe grandemente.
    Meu blog é http://esperancaestaviva.blogspot.com.br/ quando tiver um tempinho faça uma visita por lá, é um prazer recebe-la.
    Deus abençoe, já seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. eu já li um livro do pr Hernandes e ameeeei!! tem uma escrita maravilhosa, esse parece ótimo tb!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.