12 de dezembro de 2014

Qual a diferença entre seda e cetim?

Sei que nem todo mundo tem curiosidade de conhecer um pouco os tecidos, mas sabia que é bom você conhecer  pelo menos um pouquinho de alguns tecidos? É bom sim! Quando vamos comprar uma roupa se soubermos um pouco sobre alguns tecidos não corremos o risco de comprar gato por lebre.

Hoje vamos descobrir a diferença entre  seda e cetim

 Seda é um tecido luxuoso com ótima qualidade maciez e beleza. Tem um brilho mais sutil. Existe a seda pura  porém tem um preço muito caro e é difícil encontrar, mas se você não quer abrir mão de ter uma peça de seda vale a pena o investimento.

Também existe as sintéticas que são mais em conta, porém suas características e benefícios não são a mesma coisa por causa das suas variações artificiais e sintéticas, por isso se comprar um tecido, ou uma peça pronta  que não é 100% seda nem pense que vai ser igual a seda pura, que não vai! A seda deixa a peça com ótimo caimento e dá par ser usada em dias quentes porque não esquenta.





  O Cetim é um tecido mais pesado, mais armado e mais barato. Tem aspecto brilhante e escorregadio, ele pode ser feito com qualquer matéria-prima. Hoje encontramos mais de poliéster ou poliamida que dependendo da má qualidade tem aspecto ainda mais brilhoso, tem toque seco que veda e esquenta de mais no corpo.

 Existe os mais sedoso, macio com brilho um pouco sutil esse é o de melhor qualidade, mesmo assim ele esquenta pois é um tecido sintético, esse são bem parecidos com a seda mas não é seda.




Veja a definição de cada tecido pela Wikipédia.

  A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil. Obtém-se a partir dos casulos do bicho-da-seda.
A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina), os quais se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.
A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz.
Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C.. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela, finalmente, conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.
A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3 000 anos após sua descoberta pelos chineses.
O bicho-da-seda é criado aos milhares. Após trinta dias se alimentando apenas de folhas de amoreira, o bicho-da-seda tece o seu casulo e, dentro dele, se transforma em crisálida.
O processo de tecelagem da seda continua o mesmo nos dias de hoje. Na sericicultura, os casulos são mergulhados em água quente para liberar os filamentos da substância chamada sericina da seda, matando a larva do bicho-da-seda. A substância, ao ser retirada dos fios, deixa estes com a cor brilhante característico da seda. Os filamentos são combinados para formar fios, que são enrolados e finalmente secos. Cada casulo pode render de 458 a mil metros de seda, sendo cada casulo composto por apenas um longo fio . Cerca de cinco quilogramas de casulos são necessários para produzir um quilograma de seda em bruto..

  Cetim é um tecido e foi assim denominado em homenagem a Zaitum (ou Tsenthung), China, de onde se origina. Era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada.
É nome também de ligamento de tecidos de cala que pela distribuição de seus pontos tomados o torna brilhante tendo avesso e direito diferentes. Sendo que para proveito da caracteristica mais marcante o mais brilhante é o direito Obedece via de regra (Raso turco e Raso do Reino) deslocamento constante numa matriz quadrada previamente calculada.
No século XX, o raiom e outras fibras sintéticas tomaram o lugar da seda.
Tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite e é altamente recomendado pelos alfaiates por sua classe e caimento.02


  •   Gostou de conhecer a diferença desses dois tecidos ou você já conhecia? Deixe sua opinião ela é importante para mim.
  • Siga-me no Instagram.

24 comentários:

  1. Interessantíssimo! Excelentes informações, mas fiquei intrigada, pois o endereço do site é Coisas de mulher cristã, porém irmã, você salienta que a Seda é muito melhor, etc, mas não leva em conta que para extrair a seda é necessário ferver pobres lagartas e espécies de mariposa! Poxa, que compaixão hein?

    Se o seu próximo é apenas os que se parecem fisicamente com você, lhe falta muita espiritualidade.

    Fiquei bem triste por você. Deve ser horrível ser alguém tão superficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por que não deixou seu nome gostaria de lhe conhecer, é tão simples julgar os outros como anônimo! De qualquer forma acho que seu conceito sobre espiritualidade está um tanto equivocado não achas? Julgas que eu sou superficial me conheces por acaso? Leste outros posts aqui do blog ou vieste apenas para criticar? Se sois tão espiritual e tens tantos conhecimentos deverias saber que a melhor forma de mostrar que uma pessoa está errada, é mostrando seu erro mas tentando ajudar e não condenar! Tentaste me ajudar a enxergar que o fato de gostar de seda faz que várias mariposas morram e que eu posso muito bem substituí-la por outros tecidos bons? Bom se esse foste teu argumento eu ficaria muito feliz, por saber que existem pessoas que realmente se preocupa com toda espécie, e que deseja mudar o conceito das pessoas de forma educada, mas pelo que posso ver julgas minha fé! Também fiquei bem triste por você. Deve ser horrível ser alguém tão julgador como você.
      No mais, seria bom que da mesma forma que você se preocupa com as mariposas, aliás não acho errada sua preocupação, achei errada a forma que você expôs seu pensamento julgando que eu sou superficial, seria bom que você se preocupasse com a cadeia produtiva completa.

      Excluir
    2. Acho que ficar triste por outra pessoa é realmente horrível, dá pra sentir a irônia nessa resposta, infelizmente..

      Excluir
  2. Ah, e vale a ressalva, existe o cetim de seda também! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras irmã.
      O grande erro da humanidade hoje é julgar e condenar sem ao menos ter dignidade pra isso.
      Fiq na paz!

      Excluir
    2. Sábias palavras irmã.
      O grande erro da humanidade hoje é julgar e condenar sem ao menos ter dignidade pra isso.
      Fiq na paz!

      Excluir
    3. Verdade querida. Um diálogo saudável pode nos levar longe mas com julgamentos e discussões não servi de nada.

      Excluir
  3. Muito obrigada! Me ajudou com minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Deus criou o homem para o conhecimento.Se está e a forma eficaz de criar-se a seda, fervendo as lagartas,(que sequer possuem espírito, óbvio, não sentirão a morte,em toda sua essencie) Te pergunto:Porque não usufrirmos de um tecido tao nobre e pensarmos que Deus as criou para este fim?Coisa de mulher cristã, vc esta certíssima em seus argumentos. Não foste tu a criastes as lagartas, tampouco tu a pusestes num panelão de bruxa, quanto a este anônimo, ele que vá cultivar algo melhor para fazer.Proponho a este cidadao que vá procurar uns casulos aí pela vida, crie-os, abrace-os, sinta lhes o perfume, é deixe a publicação dos outros em paz.Um tal de protetores da natureza hipócritas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Angel face.

      Excluir
    2. Olá.. Não concordo com os julgamentos ora feitos, mas acho importante questionar tua afirmação Angel Face. Afinal, quem disse que Deus as criou para este fim?
      E quando afirmas que as lagartas não possuem espírito, te sugiro a leitura de uma obra chamada Todos os Animais Merecem o Céu, é enriquecedora!!!

      Excluir
    3. Obrigada pela indicação desta obra. Conversar e questionar de forma civilizada nos faz crescer. Obrigada.

      Excluir
    4. Não sou espírita, respeito a filosofia de vida de cada um. Quanto ao mérito da questão peço-que não venha persuadir-me com suas ideologias.

      Excluir
  5. COISA DE MULHER CRISTÃ,amei seu artigo,eu uso o óleo do bicho da seda no cabelo também,que por sinal deixa o cabelo uma SEDA😃😍😍.....E liga pra esse anônimo ai não, porque o argumento dele e tao superficial e deve ser um comedor carne (afinal,precisa matar o bichinho pra ele comer a carne...kkkkkk...) E so jesus na causa😃😃🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Obgd, ajudou muito na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  7. Obgd, ajudou muito na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  8. excelente explicação... estava justamente tentando entender a diferença entre cetim e seda, pois achei um tecido descrito como cetim de seda... ademais da sua explicação, já ri bastante com os comentários da anônima... kkkkk... espero que ela seja vegana e que não use acessórios de couro...

    ResponderExcluir
  9. Boa noite eu particularmente gosto da seda o cetim.é armado não acessivel para fazer flores vestidos sem maleabilidafe nunca ouvi falar.em outro.tecido igual a seda que não fosse nesse blog mas.valeu a pesquisa

    ResponderExcluir
  10. Show de conteúdo. Você não é uma pessoa superficial kkkk. Continue trazendo mais conteúdos sobre tecidos. Sucesso.

    ResponderExcluir
  11. O anônimo foi muito infeliz na sua maneira de questionar a autora do artigo.
    Dito isto, creio sim, que seja fundamental refletir sobre tais questões. De qualquer forma, não é um trabalho fácil pensar e procurar definir que tipo de mundo queremos. Não sou cristã, e também não sou vegana, mas penso sempre até que ponto temos o direito de nos utilizarmos da natureza para o nosso bem estar. Talvez o fato, "per se", de termos o poder pra isso, seja o indicativo de nosssa legitimidade; por outro lado, lembrando de 1 Coríntios 6:12, será que tudo que podemos fazer nos convém? Até porque é comum que nos tornemos escravos de tantos supérfluos, muitas vezes à custa do sofrimento alheio (incluindo o de outras espécies).
    Não cabe também afirmar-se que devemos abandonar nosso poder de manipular o ambiente e seus recursos, afinal não podemos viver decentemente sem isso. A pergunta que fica é: até onde podemos ir?
    Não é uma pergunta fácil!

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.