26 de abril de 2023

Como ensinar a Bíblia a uma criança

 Como ensinar a Bíblia a uma criança?

Me fiz essa pergunta cinco anos atrás quando estava com minha primeira filha nos braços, eu sabia que tinha essa responsabilidade mas não sabia por onde começar.  Quase seis anos se passaram, nesse tempo busquei aprender maneiras de ensinar e vi que uma forma eficaz de ensinar a Bíblia para uma criança não é apenas separando um momento, mas também introduzindo o ensino no dia - a - dia, na rotina, nos pequenos momentos, nas oportunidades que surgem seja enquanto conversamos sobre alimentos, sobre planetas, plantas, enquanto observamos a chuva, enquanto caminhamos. Aqui não tiro a importância de reservar um tempo para o devocional, leitura e ensino, esse tempo é muito importante, mas a minha intenção é que você veja que a Bíblia pode ser ensinada em diversas ocasiões como está escrito em:

Livro aqui

 Deuteronômio 11:19 Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos e levantando-vos. 

Deuteronômio 6:7 Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

Ensinar a Bíblia a uma criança é algo primordial na vida de pais cristãos, por isso vou trazer alguns posts mostrando como eu faço na intenção de lhe ajudar da forma mais simples possível, esse post é apenas uma introdução, nos próximos eu irei mostrar como eu faço com as minhas filhas no dia - a- dia. Hoje quero que você pense comigo, servir a Deus é muito importante para você? você quer isso para o seu filho? você ama a Deus de forma profunda?

Para você ensinar a Bíblia para uma criança na intenção que ela conheça Deus e viva uma vida servindo ao Senhor é necessário que você ame a Deus, que você tenha um relacionamento com ele, que você mesmo com a vida corrida tire um tempinho para ler a sua palavra e meditar nela, por que se  você não tem essa familiaridade com a palavra, se você trata as coisas de Deus como coisas triviais sinto muito em lhe informar: para educar uma criança é necessário nos educarmos primeiro, para ensinar uma criança a amar é necessário amarmos primeiro, para ela aprender que a palavra de Deus é importante é necessário que ela veja quão importante a palavra de Deus é para você. A criança aprende pelo exemplo, se ela ver que além de ensiná-la você também ler a Bíblia  em outros momentos não apenas quando vai ensinar a ela, a criança  vai entendendo a importância que isso tem, ela vai ver uma mãe que faz e não apenas uma mãe que fala ou que faz em momentos esporádico.

Educamos nossos filhos baseado naquilo que acreditamos, amamos e pensamos ser o melhor para eles, mas não podemos esquecer que eles nos observam o tempo todo, mesmo que de forma ingênua. Com isso quero dizer que se você deseja ensinar a palavra de Deus a seu filho a primeira coisa que você deve fazer é ir aprendendo e na medida que você aprende você vá ensinando. Leia a Bíblia, livros e frequente cultos onde a palavra de Deus é ensinada e não esqueça quão importante é o seu exemplo para ele e sempre busque a Deus em oração por esse objetivo, tenha certeza que Deus em sua infinita bondade lhe dará sabedoria, entendimento e graça para semear a sua palavra nesse pequeno coração.

Quero compartilhar com vocês uma frase  do livro Onze lições sobre a virtude: Com efeito, o que nos é impresso na alma desde a infância será retido com mais firmeza pelo resto da vida.

Em breve trago outro post sobre esse assunto, se você gostou deste post me siga no meu Instagram para ser avisado quando o próximo post sair, meu instagram é: @valdejanenascimentoo você também pode  mandar um e-mail para:coisasdemulhercrista@gmail.com e  se desejar compartilhe este post com pessoas que você acha que podem ser ajudadas.

O livro da foto você encontra Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.