29 de setembro de 2016

Uma boa conversa

Numa conversa se troca experiência, ensinamento e se aprende um com o outro. Uma boa conversa faz bem e nos anima. Mas, há quem fala de mais; gente que não consegue controlar  o desejo de expor sua opinião, alegria, tristeza e o que pensa da vida alheia, pessoa assim acaba falando besteira.Para  controlar a língua e não sair falando o que pensa, na hora errada, de forma inadequada veja alguns hábitos que você pode adotar.
Uma boa conversa faz bem e nos anima

Pense antes de falar: Controlar a língua para não explodir no momento de estresse é bem difícil, mas, é nessas horas que precisamos pensar duplicadamente no que vamos falar. Falar sem pensar pode colocar você em situação bem desagradável, palavras ditas por impulso pode afastar as pessoas de você.

O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios. Provérbios 20: 19.

Fale a verdade mas com palavras amáveis: O que você deseja falar vai edifica ou destruir?  Existem pessoas que têm uma facilidade enorme em falar palavras desagradáveis e ainda de forma rude! Isso trás o desânimo, decepção e tristeza. Fale palavras que edificam, que sirvam de ajuda. Nossa palavra precisa ser verdadeira, boa para edificação e transmitir graça aos que ouvem.  Palavras verdadeiras e boas ditas de forma rude não ajudam em nada. "O que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo", sabedoria dita pelo pensador romano Sêneca, que as pessoas deveriam, ao menos, tentar pôr em prática.

Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. (Efésios 4:15) 

Não fale daquilo que você não sabe: Você não precisa fingir que entende de música, por exemplo, só para participar de uma conversa, mesmo que esteja em grupo de amigos. Se você não entende do que as pessoas em seu grupo estão falando, prefira ficar ouvindo aproveitando para aprender e assim que surgir um assunto que você entende participe da conversa.

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.Tiago 1:26

Evite falar de você: Ficar falando dos seus talentos, das suas viagens, das suas conquistas, só de você; as pessoas podem pensar que você é soberbo e a conversa acaba ficando desagradável. Quem já conversou com pessoas assim sabe como é.

Aquele que fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça. João 7.18.

Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios. Provérbios 27:2

Fale e escute: Não seja o único a falar, mas escute o que o outro tem a dizer, isso é muito importante para um diálogo agradável.
Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.  Provérbios 13:3

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.Tiago1.19.

.
Não grite, não se sinta o dono da verdade: Falar alto demonstra o quanto à pessoa sente necessidade de ser ouvido, seja cauteloso e manso com as suas palavras.

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5:2

Como disse Hernades Dias Lopes no livro Casados e felizes: Normalmente, arrependemo-nos do que falamos, mas quase sempre não nos arrependemos do que não falamos. Quem muito fala, muito erra. Até o tolo quando se cala é tido como sábio. Sobretudo, quando estamos irados, falamos o que não queremos falar, com a entonação de voz que não gostaríamos de usar e acabamos feriando as pessoas que amamos.


Um comentário:

  1. Texto profundo e maravilhoso! Fez-me refletir muito.
    Obrigada pelas palavras! Que muitas pessoas possam ler esse post.
    Faria um bem enorme à humanidade se cada um de nós pensasse um pouquinho mais no outro antes de falar.
    Beijos.
    jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.