7 de agosto de 2016

Livro: Grandes Mulheres da Reforma

Olá pessoal tudo bem? A resenha de hoje é do livro Grandes Mulheres da Reforma, traduzido e publicado em português pela Knox Publicações.

O autor
James Isaac Good (1850-1924) foi um ministro e historiador da Igreja Reformada Americana, nascido em York, Pensivândia, Eua. Graduou-se pelo Lafayette College em 1872 e pelo Union Theological Seminary 1875. Por trinta anos (1875-1905) pastoreou igrejas na Pensilvânia. Mais tarde ele assumiu um cargo no Central Theologinal Seminary e foi eleito presidente do Sínodo  Geral das Igrejas Reformadas nos Estados Unidos. É autor de vários outros livros biográficos e de histórias da igreja reformada

Sinopse
As esposas dos reformadores são um objeto de estudo muito interessante. Elas receberam grandezas dos seus maridos, e retribuíram transmitindo delicadeza, bondade e beleza às suas vidas e ministérios. O que teria sido de Lutero sem a sua Kathe? De Zwinglio, sem Anna, a sua inseparável companheira? As mulheres da igreja reformada têm sido um elemento importante na sua história. Assim como Débora e Ester, juntamente com as Marias do Novo Testamento, ajudaram a construir a história bíblica, assim também as mulheres da reforma têm contribuído para tornar sua história ainda mais gloriosa. Nossa proposta é oferecer nesse volume um breve relato de suas vidas, esperando que sirvam como um estímulo para que homens e mulheres de nossas igrejas busquem conhecer mais e seguir o exemplo destes grandes expoentes da nossa gloriosa história.

Sabemos a histórias de luta, fé e amor pelo evangelho dos grandes reformadores como João Calvino e Lutero, mas a história de suas esposas, quem foram, o que fizeram, o que sofreram, como viviam essas mulheres no século XVI ainda é um mistério para muitas pessoas. O livro Grandes Mulheres da Reforma desvenda esses mistérios e conta em detalhes a história das esposas de reformadores na Suíça, Alemanha, França e Itália. Ele é dividido em quatro capítulos, as bibliografias não são longas, mas são bem detalhadas.

O autor conta em detalhes como elas com sua fé, bondade e piedade conseguiram influenciar, ajudar e acolher. Transformaram seus lares em abrigo para os refugiados, foram amigas, conselheiras, comandaram batalhas: "Para recuperar a autoridade sobre a sua própria terra de Navarra, ela, com grande coragem e incomparável destreza, conduziu a sua pequena companhia de 200 soldados para uma terra de inimigos, mas ao mesmo tempo, à medida que passava, recebia novos recrutas oriundos dos povoados por onde passava."( Jeanne D' Albret- Reforma na França. Pg 70).

“Assim ela se portou ali, perante o seu exército, como uma mulher maior que Joana D’arc, inspirando seu exército não pela espada, mas pelo sutil poder do seu caráter incomparável.” ( Jeanne D' Albret- Reforma na França. Pg 75).

 Foram perseguidas, humilhadas, perderam esposos, filhos, reputação, liberdade e a própria vida de forma muito cruel: “Quando pediram que sua língua fosse cortada, ela alegremente a ofereceu dizendo: “Eu não me importo que meu corpo sofra; porque deveria eu me importar com a minha língua?”(Phillipine De Luns- Reforma na França. Pg. 89)

Mulheres memoráveis, que não perderam a fé, tentaram calar suas vozes, mas não calaram o clamor que saíam do seu coração direto para Deus: O dia desse casamento, ó Senhor meu coração tanto anseia ver, que nem a fama, riqueza ou posição a mim poderão trazer. Para mim o mundo não mais deleite algum pode render, a menos que tu Senhor, comigo estejas. (Margaret De Navarra -Reforma na França. Pg. 63).

O livro é prazeroso de ler, é o tipo de livro que você não quer lagar.  A cada página que lia e conhecia a história de mulheres comuns, que viveram em uma época de tanta intolerância e mesmo assim conseguiram impactar a sociedade, eu pensava: O que tenho feito pelo evangelho?

4 comentários:

  1. Parece ser muito bacana e interessante esse livro, uma leitura importante para a mulher.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo quando leio post de dicas sobre livros cristãos. . super amo ler.. Ai chega aquela hora q ja li todos q tenho rsrs e procuro novidades de quem ja leu p me indicar..gostei do blog.. Abraços amada!
    blogprincesacrista21.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Lucinéia na própria editora Knox publicações, no começo do post deixei o nome da editora onde pode adquirir em vermelho,clique lá e sera direcionada. Aqui em Pernambuco encontrei na livraria Luz e vida.
      Um abraço.

      Excluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.