20 de outubro de 2024

A importância do culto doméstico para as crianças

 A Importância do Culto Doméstico para as Crianças

O culto doméstico é o ato de se reunir em família para orar, meditar na Palavra e louvar ao Senhor. Essa é uma prática antiga entre os irmãos que sentem a necessidade de se aprofundar na Palavra, no conhecimento e no crescimento espiritual.

A Bíblia nos instrui a ensinar nossos filhos diariamente, e o culto doméstico é um meio ideal para que isso aconteça. Embora seja nosso dever ensinar a Palavra do Senhor aos nossos filhos em todos os momentos, o culto doméstico é um tempo reservado para isso, mas também devemos aproveitar situações comuns do dia a dia, como no caminho para a escola, em momentos de brincadeira, nas refeições, em desentendimentos entre irmãos, enquanto nos preparamos para dormir, etc. Assim como está escrito em Deuteronômio 6:6-7: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te."

O culto doméstico é um meio pelo qual os pais discipulam seus filhos diariamente, gerando neles mais conhecimento sobre Deus e o desejo de buscá-Lo e aprender mais a cada dia. Uma criança que cresce participando do culto doméstico tem mais facilidade em se adaptar ao culto público, torna-se mais participativa em atividades, como nas perguntas das salinhas, e, mesmo sendo ainda muito pequena, começa a entender a importância de priorizar os momentos com o Senhor.

É importante que os pais entendam que eles são os primeiros discipuladores de seus filhos e que esse é um trabalho que deve ser feito diariamente. Os pais não devem delegar à igreja essa responsabilidade dada por Deus a eles. Não basta apenas levar os filhos à igreja aos domingos e deixá-los com as tias para que elas ensinem! Como pais, é nosso dever cuidar para que a semente do Evangelho seja plantada e regada diariamente no coração dos nossos filhos.

Ao interromper nossos afazeres e reunir nossos filhos para o momento do culto, estamos demonstrando a eles a importância que o Senhor tem para nós. Mesmo sem palavras, estamos dizendo: "Meu filho, nós amamos o Senhor, e Ele é prioridade em nossas vidas. Meu filho, estamos cansados, mas, mesmo assim, queremos render graças ao Senhor." Por mais que seu filho seja pequeno e você pense que ele não entende, saiba que as crianças prestam atenção em nossos comportamentos e atitudes. Com o tempo, elas perceberão o quanto amamos ao Senhor e seguirão nosso exemplo.

O culto doméstico é uma demonstração de quanto precisamos do Senhor diariamente; é um convite para que Ele habite em nosso lar, um discipulado para nossos filhos e um aprendizado diário para nós, pais.

Além de ser um momento de adoração ao Senhor, o culto doméstico é também um tempo de comunhão, fortalecimento de vínculos, criação de hábitos e memórias que serão levadas para toda a vida e transmitidas de geração em geração, até que o Senhor venha.

Por mais cansativo que seja o seu dia ou desafiador que seja realizar o culto doméstico, não deixe de fazê-lo. E, se você ainda não faz, comece hoje. Lembre-se de que você e sua família são a igreja de Cristo, e é este mesmo Cristo quem pode capacitar você todos os dias para ensinar seus filhos a servirem ao Senhor com alegria, a amá-Lo e a viver uma vida que glorifique a Cristo.

Culto doméstico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.