15 de março de 2017

O verdadeiro objetivo da oração

Embora Deus conheça nossas necessidades antes que venhamos a pedir, a oração como tudo que um cristão faz, tem como objetivo a gloria de Deus. Ao reconhecermos que não temos qualquer controle sobre nossas vidas, mas que Deus em sua soberana misericórdia nos sustenta. Contudo precisamos entender que embora o Senhor nos tenha estimulado a pedir, não obrigatoriamente devemos esperar que Deus nos dê tudo aquilo que sem sabedoria pedimos, mas ele responderá segundo sua vontade. Iremos fazer uma analise sobre a oração e suas implicações na vida do cristão.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:9-13
O verdadeiro objetivo da oração

Objetivo da oração

A oração tem pelo ao menos três objetivos principais:

·        A Glória de Deus
·        Exercício do amor fraternal
·        Exercício da fé

A Glória de Deus            

Se fizermos a seguinte pergunta: “qual o objetivo da sua oração?”Certamente muitas pessoas responderiam que o objetivo de suas orações seria pedir alguma bênção, no entanto o objetivo principal da nossa oração não é o que mas a quem vamos pedir. A nossa oração glorifica a Deus quando reconhecemos seu eterno poder. Quando observamos o modelo de oração que o Senhor nos deixou podemos perceber que as expressões usadas não colocam o homem como sendo o centro, mas sim a Glória e Eterno Poder de Deus.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 
Mateus 6:9-13

A expressão Pai nosso que estás nos céus, demonstra a Soberania absoluta de Deus como autor do universo, a grandeza do Pai como criador e sua posição acima da humanidade. A palavra “Pai” no original “(Path,r)”, pode ser entendida¹ metaforicamente como o genitivo de uma coisa, o autor, a origem, o principio de algo. (João 8.44).² Em respeito a Deus, de modo geral, como criador, preservador, governador de todos os homens e coisas, que cuida deles com amor, carinho e cuidado paterno.
A primeira palavra que falamos ao começar a oração então deve reconhecer o Soberano poder do Deus que tudo criou e que tudo sustenta.


Ao examinar o contexto geral do capitulo 6 antes e depois dos versículos 9 ao 13 percebemos que o Senhor esta ensinando que devemos nos portar com humildade e modéstia, fazendo tudo para a glória de Deus. Nos versos 1 ao 4 ele nos adverte para que não sejamos hipócritas querendo ser reconhecidos pelas nossas boas obras diante dos homens, mas que Deus tem que ser glorificado em nós.

6.2 O termo hipócrita, conforme se usa aqui, refere-se à pessoa que faz boas obras só por aparência, não por compaixão nem nenhum outro motivo bom. Suas ações podem ser boas mas seus motivos são maus. Esses atos vazios são sua recompensa, enquanto que Deus premiará aos que são sinceros em sua fé.

 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; A palavra traduzida como dividas, é a palavra grega (ofei,lhma) que quer dizer: divida, obrigação, erro; substantivo de(ofei,lw) ofensa ou transgressão que exige uma reparação.
Rm 4:4 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida..

O fato é que da mesma forma que Deus nos perdoa mesmo não havendo nada em nós para pagar o seu favor, assim também nós como filhos de Deus temos que amar e perdoar as ofensas de nossos irmãos. Podemos dizer que quando perdoamos aqueles que nos ofendem servimos como exemplos vivos da obra que o Senhor opera em nós pelo perdão imerecido.


A oração também tem como objetivo o exercício da fé, pois reconhecemos sua glória e poder. Quando dizemos seja feita tua vontade estamos negando nossas paixões e reconhecendo que o Senhor tem poder sobre nossas vidas. Nossa oração tem como objetivo também demonstrar que ainda que não vejamos confiamos na providência de Deus.

Outra leitura no livro de Romanos 8:24-27 nos deixa claro a expressão da fé por meio da oração.

24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

Também percebemos que embora o Senhor nos encoraje a orar como reconhecimento da nossa dependência de Deus, também nos deixa claro que ele fara a sua vontade. Graças a Deus que sempre a vontade de Deus prevalece na nossa vida, pois assim sabemos que chegaremos ao destino que pela fé almejamos.

Acho que a melhor forma de terminar este estudo é justamente orando ao Senhor para que ele cumpra em nós sua eterna vontade. Que não busquemos a Deus por um costume ou com a ideia pervertida de que merecemos alguma coisa da parte de Deus, mas que orar para nós seja um privilégio, que não façamos como o povo de Israel na época de Malaquias que oferecia a Deus aquilo que era impuro. Temos na oração um sacrifício de louvor, então tudo o que façamos, que seja para gloria de Deus!

Amém
                                                                                       
Siga-me no Facebook e Instagram






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.