24 de junho de 2016

O que é tecido plano?

Olá pessoal tudo bem? Vamos conversar sobre tecidos? Faz tempo que fiz esse tipo de post. Como vocês já sabem conhecer os tecidos é extremamente importante para realizarmos compras certeiras, costumo dizer que tudo começa por ele, afinal ele é quem cobre nosso corpo, por isso é importante conhecermos as principais diferenças entre os tecidos e como eles ficam no nosso corpo. Hoje venho explicar para vocês as principais características do tecido plano.

 O tecido plano é formado pelo entrelaçamento dos fios e quase não tem elasticidade, é muito utilizado para fazer peças de alfaiataria remetendo um ar de elegância e sofisticação. Para descobrir faça esse teste: Pegue duas pontas de tecidos em direção opostas e puxe-as se não esticar é tecido plano, se esticar é malha. As peças em tecido plano tem caimento mais reto que ajuda disfarçar as gordurinhas indesejadas. Tecido plano é mais sofisticado e formal, as roupas de tecido plano servem para ir a qualquer lugar do ambiente de trabalho a festas formais.

 Exemplos de tecido plano:

Piquet: Ele é maquinetado, tem trama mais elaborada que forma relevos, figuras ou desenhos.

Cetim: Formado com fios de urdume ou trama por isso tem superfície lisa e lustrosa, enquanto o outro lado é opaco. Entenda a diferença entre seda e cetim aqui.

Seda: Sim também é tecido plano! Embora tenha um caimento maleável a seda não estica.  Falei sobre todas suas características neste post aqui.

Sarja: É um dos tecidos que mais amo. É um tecido confortável, excelente para fazer saias, blazers e vestidos. Por ter o sentido dos fios sempre na diagonal proporciona um bom caimento. Podemos encontrar sarja em diversas cores e estampas. Esse blazer, por exemplo, é de sarja. Fiz ele há bastante tempo, inclusive essa foto já apareceu bastante por aqui. Brim e jeans também são tecidos confeccionados em sarja.


Espero que esse post possa te ajudar. Um abraço.

4 comentários:

  1. Que interessante amiga ...eu naõ sabia nada disso! ajudou e muito...bjão e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que te ajudou Rose, obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Cada dia aprendemos algo interessante é só viajar internet mundo afora...

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.