22 de novembro de 2016

A mulher sábia de Abel

Muitas mulheres nas escrituras destaca-se pela sabedoria, uma delas, é a mulher sábia de Abel. Ela viveu numa cidade na fronteira norte de Israel, é identificada apenas como uma “mulher sábia” (2 Samuel 20.16), que agiu rapidamente para salvar sua cidade.
A mulher sábia de Abel

Teddy Roosevelt disse, certa vez, que “nove décimo da sabedoria consiste em ser sábio na hora certa”. Depois que a poeira assenta, que a tempestade passa, que a ação termina, geralmente é tarde de mais para a sabedoria operar suas maravilhas.

As histórias triste de Bate-Seba e de Tamar concentraram-se no declínio da casa de Davi. Absalão, terceiro filho de Davi, veio mais tarde a rebelar-se e foi morto numa batalha pelo trono. Em meio a essa instabilidade política, um agitador chamado Seba, da tribo de Benjamim (tribo de Saul), tentou ainda outra revolta. Mas Joabe, comandante do exército de Davi, perseguiu Seba até Abel-Bete-Maaca, ao norte. Joabe havia construído rampas para derrubar os muros de Abel e sufocar a rebelião. Era evidente para os moradores que toda cidade seria destruída, a não ser que alguém agisse rapidamente a fim de preservar a paz.

De repente, uma mulher subiu ao muro de Abel e gritou:

Ouvi, ouvi; dizei a Joabe: Chaga-te cá, para que eu fale contigo (2Samuel 20.16). Eu sou uma das pacíficas e fiéis em Israel; e tu procuras destruir uma cidade e uma mãe de Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor? (v. 19), desafiou ela a Joabe. Longe, longe de mim que eu devore e destrua!- respondeu Joabe. A coisa não é assim; porém um homem da região montanhosa de Efraim, cujo nome é Seba, filho de Bicri, levantou a mão contra o rei, contra Davi; entregai-me só este, e retirar-me-ei da cidade.

Então disse a mulher a Joabe:

Eis que será lançada a sua cabeça pelo muro (v. 20-21).

Os homens desta história parecem comportar-se apenas em termos convencionais: mobilizar o exército, construir uma rampa de acesso, esmagar violentamente o muro da cidade, sufocar a rebelião. Mas a mulher sábia de Abel procurou outra solução, aquela que manteria a paz e que pouparia vidas dos dois lados. Por agir com sabedoria, intercedendo a favor de seu povo, vidas inocentes de ambos os lados dos muros da cidade foram salvas.

Seu caráter: Em vez de esperar passivamente que alguém salvasse sua cidade, ela teve sabedoria e coragem para agir com rapidez e decisão.

Seu sofrimento: Que sua cidade, embora fiel ao rei, fosse cercada pelo exército dele por ter sido infiltrada por um líder rebelde.

Sua alegria: Interceder com sucesso pela cidade evitando, assim, a destruição de muitos inocentes.

Para saber mais sobre essa mulher tão sábia leia 2 Samuel 20.14-22. Esse texto foi tirado do livro Elas –pg. 191-192. O livro Elas fala das histórias de todas as mulheres da Bíblia, como elas viviam, suas frustrações, suas conquistas e outros relatos que revelam o mistério dessas mulheres que são exemplos de fé e coragem.

Leia a resenha do livro aqui.



6 comentários:

  1. Oi Val, gostei do post!

    Essa é uma das mulheres da escritura que é pouco falada... mas que merece nossa atenção. Obrigada por compartilhar conosco. Bjim

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Realmente, muito sábia! Adorei o post! *-*


    www.umaloucaporjesuscristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fonte: livro - Elas 52 mulheres que marcaram a história do povo de Deus. Ann Spangler and Jean Syswerda. Mundo Cristão. esse livro tinha saído de linha.

    ResponderExcluir
  4. Mensagem tremenda estou estou estudando este texto foi uma nova descoberta muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Lindo muito lindo a atitude de amor ao próximo que esta mulher teve ela não pensou só nela ! Grande Ex:a ser seguido !

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.