24 de maio de 2015

Amor e respeito: O que ela mais deseja do que ele mais precisa

 Olá pessoal tudo bem? hoje venho compartilhar com vocês uma resenha do melhor livro para casais que já li até o momento.


Sinopse

    Psicólogos hoje afirmam o que a sabedoria bíblica já havia estabelecido há milênios: o relacionamento homem-mulher somente ocorre de modo saudável quando ele a ama, e ela o respeita.
A relação entre a necessidade de amor e respeito no relacionamento conjugal tem tudo a ver com o tipo de casamento que você terá. E à medida que ambos teimam em desrespeitar essa lei básica da convivência do casal, dão vazão ao que Emerson Eggerichs denomina ciclo insano, que,  sem dó, nem piedade destrói a harmonia conjugal.

O autor
 Emerson Eggerichs é mestre em comunicação pelo Wheaton College, mestre em divindade pelo Dubuque Seminary e doutor em psicologia pela Michigan State Uniersity. É casado com Sara. O casal tem três filhos ( Jonathan, David e Joy).

O livro: 314 páginas. Editora mundo cristão


  Em quanto Emerson Eggerichs aconselhava diversos casais ele percebeu que, o que ouvia das esposa era questionamentos bem parecidos: Ele não me ama, e muitas vezes os questionamentos dos maridos eram: Ela não me respeita. Enquanto lutava para ajudar os casais com aquelas questões ele percebeu que: Amor é o que a mulher mais deseja e respeito é do que o homem mais precisa. Sem o amor dele, ela reage sem respeito; sem o respeito dela, ele reage sem amor e com esses comportamentos o casal caminha para o ciclo insano.
  O livro é dividido  em três partes: A primeira denominada como ciclo insano, onde é caracterizado por discórdia, comportamentos inadequados e desrespeitosos. É possível entender o que faz um casal entrar no ciclo insano e permanecer  nele mas ao mesmo tempo encontrar  ferramentas para sair dele. No entanto fica claro que  qualquer casal pode entrar no ciclo insano mas as  atitudes e disposição em amar e respeitar seu cônjuge é o que pode mudar a situação.
  O ciclo energético é definido como proativo, positivo e preventivo ele  é dividido em acrônicos formados pelas iniciais da palavra casada : Conexão, abertura, simpatia, apaziguamento dedicação e apreço.
 Também dividido em acrônicos formados pelas iniciais da palavra casado: conquista, autoridade, sexualidade, afinidade discernimento e ordem hierárquica.
Sete capítulos deste ciclo são dedicados a ajudar os homens se tornarem amoroso e entender as principais necessidades da mulher, os outros setes são dedicados as mulheres. De maneira prática e bíblica ele mostra como é possível as mulheres tornarem-se respeitosas.
   Mesmo com muito esforço e dedicação é natural que a mulher tenha medo de se decepcionar na sua tentativa de demonstrar respeito pelo marido, assim como o marido pode achar inválido suas tentativas de demonstrar amor, mas o que Emerson mostra no ciclo recompensador é a verdadeira razão de amar e respeitar.
 O ciclo recompensador trás respostas a vários questionamento, mostrando o quanto vale a pena você se dedicar a amar e respeitar seu cônjuge, que não seremos recompensados só enquanto vivermos aqui, mas que ao chegar no céu, todo o esforço que você fez para manter seu casamento será reconhecido pelo criador. De uma maneira profunda o autor nos leva a entender que casamento não é algo  que está relacionado só a  duas pessoas mas que tem a ver com você e Jesus Cristo, por isso o sentido de que independente da atitude do seu cônjuge você tem que começar a praticar amor e respeito.

Alguns relatos que tem no livro, de casais que foram abençoados ao começarem praticar Amor e respeito.

 Quero que você saiba que EU CONSEGUI! Deus me concedeu o poder de respeitar meu marido ... Essa revelação mudou tudo em nosso casamento. Minha abordagem, minha resposta, meu relacionamento com Deus e com meu marido. Era a peça que estava faltando.

 É mais fácil para mim respeitar meu marido por causa da minha obediência a Deus do que necessariamente porque ele está se comportando de maneira respeitosa. Obrigado por me ajudar a ver como o ego de um homem pode ser tão frágil. Nunca percebi o quanto o valor próprio dele como marido e homem apoia-se no respeito da esposa. Tenho mantido as palavras que você disse sempre que uma discussão ameaça começar. Ema várias ocasiões, ao fazer um esforço concentrado para falar de maneira respeitosa, em vez de simplesmente agir de acordo com minhas emoções, tenho conseguido repelir sentimentos ferinos e palavras duras entre nós.

Em vez de afastar-se e desligar-se, meu marido começou a fazer coisas que eu gostaria que tivesse feito no passado (ou seja, compartilhar seu coração comigo).


 Minha opinião 

 Nunca tinha lido nada do Emerson Eggerichs antes, o que me deixou com alguns questionamentos depois que o vendedor falou que este livro era bom. Será que ele é bom mesmo? e a resposta para minha pergunta veio a cada página que li.

 Ao abrir a capa uma frase me chamou atenção: Emerson Eggerich costuma dizer que discorda totalmente do que afirma uma das principais canções dos Beatles, " All you need is love" (Amor é tudo que você precisa), na hora pensei: como assim ele discorda?  um casal que se ama permanece junto!.

 Na introdução novamente encontro esta frase mas desta vez com uma explicação. "Discordo terminantemente dessa conclusão. Hoje em dia metade dos casamentos acaba em divórcio porque apenas amor não é suficiente. Sim, o amor é fundamental, em especial para a esposa, mas o que temos deixado de lado é a necessidade do marido quanto ao respeito".

 Essa explicação me deixou curiosa com o que eu poderia encontrar ali, e me surpreendi com a maneira clara, explicativa e prática que o autor  nos leva a  entender o quanto o respeito é importante para o homem. Nunca havia pensado nisto antes, mas ao ler o livro entendi perfeitamente porque só o amor não é suficiente.

 O livro tem dicas simples para colocar em prática amor e respeito e nos incentiva a não desistir.  Do começo ao fim tem relatos de casais que quando começaram a entender essa necessidade tiveram seus casamentos restaurados.
 Acho que todos casais felizes, infelizes, os que enfrentam um casamento conturbado e os que não entendem qual é o seu papel no relacionamento deveriam ler este livro, assim como toda moça e rapaz que planeja casar um dia. Se muitos casais e solteiros se dedicassem a ler bons conteúdos sobre casamento com certeza saberiam lidar melhor com os problemas.

Palavras do autor

Quando Deus me revelou a mensagem de Amor e respeito, vivenciei Salmos 119: 130: "A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes."

 Todo casal enfrenta conflitos diários, o que Salomão chama de "as raposinhas que estragam as vinhas" Cânticos dos Cânticos 2:15. Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.

 Se você já leu este livro conte-me o que achou dele. Sua opinião é importante para mim.

 Desejo-lhe uma semana feliz, fico muito agradecida pela sua visita.








9 comentários:

  1. Gostei mt, me fez pensar sobre o assunto, realmente nósnós mulheres quando somos amadas sabemos respeitar, respeitamos pelo amor

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostei desse livro ele é naquele estilo: Amor como estilo de vida. Cê já leu? Acho que irá gostar também!

    http://vanessanonatoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa não conheço este livro mais já fiquei curiosa para conhecer.

      Excluir
  3. Val, querida...
    Li este livro quando me casei e eu recomendo a todo casal ou a quem pensa em viver um vida a dois com harmonia.

    Lindo o seu blog, não conhecia, mas amei.
    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, alguém tem esse livro para vender? Preciso muito de dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na loja virtual da editora mundo cristão tem. Obrigada pela visita

      Excluir
  5. Quero muito ler este livro, mas não acho ele para comprar, nem fisico, nem ebook.. se alguem tiver, quero muito

    ResponderExcluir

Querida (o) sua opinião é muito importante para mim, conte-me o que achou da postagem. Se você gostou compartilha com suas amigas, assim mais pessoas serão alcançadas.
Beijos.